Páginas

domingo, 3 de junho de 2012

Certificações e Universidades são Importantes?


Caros colegas, mais um post aqui no blog que já junta uns 20 e poucos, o assunto da vez é o mais falado, comentado e criticado “CERTIFICAÇÃO”, bom vejo muitas pessoas que falam bem e muitos outros falam mal, irei falar o que eu conclui depois ver os dois lados e trabalhar com profissionais certificados em A,B,C E D.
Esse assunto gera muita dúvida no início da carreira de qualquer um, fazer uma faculdade e uma pós graduação ou somente certificações??
Certo disso comecei a procurar vagas de empregos e ver os principais requisitos tanto para T.I. e de S.I. (foram vagas de diversos setores).
O que observei foi o seguinte cenário, muitas empresas para que você possa ter a chance para uma primeira entrevista exigem que você tenha um Curso Superior Concluído( Não é Trancado, ok? ), mas outras querem que você tenha tanto o Superior completo e alguma certificação, dependendo da função que irá ser desempenhada a certificação muda
( sério?? ).
Na minha visão o que eu recomendaria para os que estão começando é cursarem o ensino superior, até porque para ter mais chances no mercado de trabalho, e estudarem para certificações enquanto estiverem cursando a faculdade.


Segue abaixo certificações mais procuradas pelas empresas:

  1. PMP (Project Management Professional)
  2. CCNA (Cisco Certified Network Associate)
  3. CompTIA Security+CompTIA A+MCSE (Microsoft Certified Systems Engineer)
  4. CompTIA Network+MCP (Microsoft Certified Professional)
  5. CISSP (Certified Information Systems Security Professional)
  6. ITIL (Information Technology Infrastructure Library)
  7. MCITP (Microsoft Certified IT Professional)

Fonte: Dice.com

Agora vamos falar da parte de “Profissionais” certificados.
Não é de hoje que quando vejo alguém falar de certificação vem uma voz do fundo e proclama: “Certificação não é Tudo Hein!!!”
Pensando sobre isso verifiquei que há um fundo de verdade nessa frase desencorajadora para os futuros profissionais.
Não adianta tu fazer a decoreba igual no ensino fundamental ou ensino médio, porque uma hora aquele conhecimento da certificação lhe será cobrado, ou seja, você decora o texto você não terá aprendido e tudo que é decorado há um prazo de validade para o nosso cérebro, e isso será apagado.
Sim eu já vi profissionais certificados, não saberem de algumas coisas rotineiras e persistentes da profissão, lógico que ninguém é obrigado a saber tudo, quem nos dera saber de tudo, hein?

Só que atitudes:

Fato 1:

Eu: Qual era o problema da Internet?
Profissional: A cara, não sei não, só sei que troquei aí os cabos e deu certo.

Fato 2:



Eu: Precisamos de um nobreak, já o que possuímos não suporta a carga da máquina.
Profissional: Compre um estabilizador.
Eu: "...Legal, estabilizador no servidor da empresa, aí quando corromper o Windows eu que vou ter que correr contra o tempo..."



Nem preciso falar que eu fiquei indignado no segundo caso né?
O grande problema que eu vejo é que o profissional entra na empresa com um conhecimento X e esse conhecimento não é expandido, seja por falta de motivação da empresa ou do próprio profissional, o que eu penso é o seguinte: O profissional que precisa trilhar teu conhecimento, tuas metas, e não depender da empresa fazer isso para ele.
Bom, deixo aqui os meus pensamentos, se são certos ou não, vocês que irão decidir, podem postar nos comentários algumas situações que lhe deixaram felizes ou tristes com profissionais certificados e as visões do que vocês acham.

Um Abraço

Raphael Pagliuca

Um comentário: